Mundo do Cartoon :)




Angelo Agostini

Um século sem Angelo Agostini!

Estamos comemorando o centenário da morte de Angelo Agostini, que foi um dos "pioneiros dos quadrinhos no Brasil", e o mais importante artista gráfico do Segundo Reinado.
Angelo Agostini nasceu em Vercelli, Itália (1843-1910). veio para o Brasil em 1859 com então dezesseis anos.
"Sua carreira teve início quando estouravam os primeiros combates da Guerra do Paraguai (1864) e prolongou-se por mais de quarenta anos. Em seus últimos trabalhos, testemunhou a queda do Império e a consolidação da República oligárquica".
Principais obras:
Diabo Coxo (1864) primeiro jornal ilustrado publicado em São Paulo.
O Cabrião   (1866) periódico
O Mosquito e a Vida Fluminense, além dos desenhos que eram "representações satíricas de Dom Pedro II publicou alguns textos. E talvez uma de suas mais importantes obras que foi Nhô-Quim (Impressões de uma viagem a Corte) cosiderada por muitos a primeira história de em quadrinhos brasileiras e umas das mais antigas do mundo.
Mas como muitos de nosso artistas morreu sem o devido reconhecimento, por isso Mundo do Cartum presta a sua homenagem a este grande artista ítalo-brasileiro.
"Em 1876 fundou a Revista Illustrada, um marco editorial no país na época Criou o personagem Zé Caipora (1883), que foi retomado em O Malho e, posteriormente, naDon Quixote. Este foi republicado, em fascículos, em 1886, o que, para alguns autores, foi a primeira revista de quadrinhos com um personagem fixo a ser lançada no Brasil."
Fonte: Wikipédia a enciclopédia livre.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Angelo_agostini




Nenhum comentário: